sexta-feira, 5 de junho de 2009

Train Station w&b


Comboios enferrujados, linhas abandonadas, estações vandalizadas e até ocupadas por famílias de etnia cigana, ainda fazem parte da paisagem de algumas zonas do país, nomeadamente em Trás-os-Montes e Alentejo. Valorizar o património com a recuperação das linhas para a instalação de ecopistas, transformar antigos dormitórios e estações em pequenas unidades hoteleiras e museus ligados à ferrovia são os projectos que a Invesfer, empresa que gere o património da REFER, gestora da infra-estrutura ferroviária nacional tem em curso.







Este projecto conta com o apoio dos municípios, que, em alguns casos reabilitam por sua iniciativa o património abandonado. Vicente Pereira, responsável da Invesfer adianta que os edifícios mais emblemáticos vão ser recuperados para criar uma rede de pequenas pousadas, que vão priveligiar os antigos dormitórios dos ferroviários. A transformação de estações em núcleos museológicos é outro dos projectos em curso. A ecopista resume-se ao aproveitamento do canal ferroviário para actividades de lazer, muito ligadas ao turismo de natureza.

Num total de mais de 600 quilómetros de linhas ferroviárias desactivadas e muitas estações abandonas, inclui-se a estação de Sousel, agora, ilegalmente ocupada por uma família. A natureza tomou conta da linha que, durante tantos anos serviu a população do Concelho. Cerrada de ervas secas, serve, hoje, de mesa a algumas dezenas de animais que todos os dias ali passam. A Junta de Freguesia cerrou as portas e janelas do edifício principal. De ano para ano, assiste-se à degradação desta bonita paisagem...


O Alentejo é a zona que concentrou mais atenções do encontro que se realizou em Évora, em Maio de 2008, no qual se discutiu o futuro do património ferroviário português. Para a região existem várias intervenções projectadas em linhas e ramais desactivados. Em Estremoz, o comboio de mercadorias deixou de ir ao centro da cidade e a estação será reconvertida num museu ligado à actividade ferroviária.
Segundo o Diário de Notícias, muitos quilómetros de carris vão dar lugar a ecopistas. Falam, nomeadamente, dos ramais de Évora-Mora, Évora-Reguengos de Monsaraz, Montemor-Torre da Gadanha, Estremoz-Vila Viçosa, Beja-Mora e Estremoz-Portalegre. Este último, vai servir para apresentar o Ciclorail (bicicletas adaptadas aos carris).


2 comentários:

  1. Boas fotos Sara, adoro B&W. Parabéns, muito interessante a reportagem, como sempre! :)

    um beijinho

    Dulce

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  2. as fotos estão realmente fora de série.. parabéns

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