No cume da Serra de S. Miguel foi edificada, em meados do século XIX, a Praça de Toiros de Sousel. Posteriormente, nos anos 90, o Executivo Municipal atribuiu-lhe o nome 'Praça de Toiros Pedro Louceiro', em homenagem ao grande cavaleiro da terra, Pedro Lemos Louceiro. Apesar de receber os espectáculos taurinos apenas uma vez por ano, vale-lhe o nome da praça mais antiga do país e, há até quem afirme que seja uma das mais antigas da Península Ibérica.
A história desta romaria está intimamente associada à carismática praça de touros que existe no sopé da Serra de São Miguel, famosa por ali se terem realizado grandes corridas nas quais participaram os melhores artistas tauromáquicos, como por exemplo, os “Robertos” e “Peixinhos”, os quais, aliás, segundo o jornal Brados do Alentejo, aí terão debutado, “nesta praça debutaram em corridas em forma Robertos e Peixinhos, os melhores toureiros da época”, in Brados do Alentejo, 8 de Abril de 1945.
Uma vez na Páscoa, ultimam-se os preparativos para a 'Rebola', antiquíssimo costume do povo souselense. Na 2ª feira de Páscoa, a vila fica deserta. Os habitantes rumam à Serra de S. Miguel uma vez por ano para a Romaria em honra de Nossa Senhora do Carmo, uma tradição secular que se realiza anualmente. Caracteriza-se pela particularidade de associar o sagrado e o profano, os rituais religiosos e as actividades ludicas. O dia da Romaria coincide com o Feriado Municipal desde 1964. Esta foi uma decisão do Executivo Municipal que concluiu tratar-se da festividade do Concelho com maior importância histórico-cultural.
Em 1945, quando a estrada da serra foi concertada, os souselenses tiveram esperança que se realizassem mais corridas de touros na histórica praça da serra. “Parece que cinco dos principais olivicultores de Sousel vão construir uma estrada desde a “estrada de Evolução” até à Portela e dali em direitura ao antigo ermitério da serra de São Miguel. Se tal se realizar será maneira de termos mais algumas touradas na praça antiga de Touros existente na referida Serra” (Brados do Alentejo, 1 De Abril de 1945). Não obstante, este desejo não se realizou… até hoje.
Ainda assim, a tradição mantêm-se e, com o intuito de criar mais e melhores condições para passar este dia, a Junta de Freguesia de Sousel encarregou-se de alguns pormenores.
Além da recuperação da praça de toiros segundo as características originais, o projecto inclui ainda a construção de uma série de mesas e bancos em pedra e umas pinturas em toda a serra.
No próximo dia 13 de Abril, pelas 17 horas, Javier Cano, Tito Semedo e Joana Andrade lidarão os toiros da Ganadaria Los Adaines. O espectáculo conta ainda com a participação dos grupos de forcados de Cascais e da Póvoa de S. Miguel.
Para visitar a Praça de Toiros em qualquer altura do ano, pode pedir a chave que se encontra na recepção da Pousada de S. Miguel. Aí terá acesso também à chave da Capela onde se diz que, o agora beatificado S. Nuno Alvares Pereira rezou antes da Batalha dos Atoleiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário